quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Conceição Evaristo



          Eu gostaria de falar muitas coisas sobre o vídeo, sobre esse exemplo de mulher negra e  guerreira que é a Conceição Evaristo. Antes eu achava que uma boa escritora era aquela que me deixava cheia de dúvidas para discussão, que me fazia falar dias sobre o que eu li aos quatro cantos do mundo. Mas agora eu sei que autora de verdade, uma autora como ela, deixa a gente é sem palavras... Sim, vi que para falarmos de algumas pessoas, não precisamos descrevê-las e sim apresentá-las, mostrar o que são capazes. Afinal, o que importa é o que fazemos ao longo do caminho. Então, para não limitar o mundo de belos adjetivos que possui, visto que meu vocabulário não é vasto o suficiente e acredito que a nossa língua também não chegaria aos pés de uma pessoa que consegue fazer das palavras doce, em meio a tantos esmagamentos nas moendas diárias do racismo, da colonialidade, da opressão, do sofrimento, do machismo e de tudo que fere nossos corações... e nos afasta das coisas mais simples, mais descomplicadas e bonitas. Respeitando e considerando a capacidade individual de elevar-se e alimentar-se por meio das palavras deixo hoje uma pequena parte de uma imensa relíquia... 


"...A nossa escrevivencia não pode ser lida como história para ninar os da casa grande e sim para acordá-los de seus sonos injustos..." 
Conceição Evaristo



Nenhum comentário:

Postar um comentário